A história por de trás das botas
Chamado em inglês de combat boots (a historia por de trás das botas), o coturno era idealizado desde o século 16, quando os países começaram a desenvolver tecnologias militares para as vestimentas dos seus exércitos.
Um dos antigos calçados militares gregos, as sandálias, eram utilizadas nas lutas corporais, e a necessidade de rapidez e mobilidade tornavam-nas ideais, enquanto a utilização de botas era destinado a locais mais frios, (neve), para impedir a gangrena.
Avançando um pouco na história, os calçados militares atuais começaram sua evolução a partir das botas de canos muito altos usadas pelos exércitos e senhores desde os anos 1670 até bem recentemente na 2º Guerra Mundial(A história por de trás das botas).
Essas botas ofereciam grande proteção contra o clima, uma ótima proteção nos tornozelos, e dificilmente ficavam molhadas devido aos canos extremamente altos que chegavam próximo aos joelhos dos militares, em contra partida, muitas vezes os canos ficavam soltos devido ao uso, o material na bota inteira era muito pouco maleável o que dificultava a movimentação natural das articulações dos pés e pernas.
O calçado continuou a ser utilizado sofrendo de poucas a nenhumas alterações ao longo dos anos, sendo usado por muitos exércitos que ainda se mantinham na visão clássica do uniforme militar.
Somos apologistas que o passado tem sempre algo para nos ensinar e para nós é importante conhecer a evolução de todo e qualquer artigo (A história por de trás das botas).
As botas e a historia por trás das botas já remonta aos nossos antepassados e é sempre bom relembrar e aprender com os nossos antepassados.


