As botas à paraquedista
As botas à paraquedistas, também conhecidas como modelo “AT” ou “PQ”!
Antes de mais agradecer a todos os paraquedistas espalhados por território português pelo seu serviço e dedicação, sem esquecer os que ainda estão a representar o orgulho lusitano em outras terras.
Serviam para umas “mocadas” ( botas à paraquedista) ,extra quando alguém se “metia” com a “equipa” e tinha de ser uma bota pesada pela forma de marchar uma vez que se ouvia e tinha-se de ouvir, por esse “PORTUGAL INTEIRO” (orgulho em ser TUGA).
A bota também tinha de estar sempre impecavelmente engraxada, se não…!!
A sua maior caracterização não é certamente o peso ou a cor ou até o endurecimento do “caparro”, mas sim, a forma como eram colocados os atacadores com cordões de paraquedas, “imagem de marca”.
A forma interlaçada com que os atacadores eram colocados seria para a parte da frente do cano da bota, abrir quando havia contato com o solo, permitindo assim haver uma fleção dos joelhos, evitando magoar ou forçar os tornozelos.
Deixo aqui um modelo, não tão pesado e claro que os atacadores poderão sempre comprar.
Considero uma bota para a vida mas é uma bota que não servirá certamente para todos os serviços.
Desde já pedir desculpas a algum(a) paraquedista se falhei na descrição de algum ponto.
Muito obrigado pelo vosso serviço , deve o povo olhar para todos militares , femininos e masculinos , forças de segurança , femininos e masculinos ,serviços de de segurança , femininos e masculinos , segurança privada , femininos e masculinos com o respeito que todos merecem.
As botas à paraquedista
As botas à paraquedista