Corpo da guarda prisional
Porque não pode a segurança privada operar no controle de acesso a estabelecimentos prisionais em apoio ao corpo da guarda prisional?
- Não podemos fazer revistas pessoas de prevenção e segurança com recurso à palpação e a equipamentos eletrónicos?
- Não podemos sobre a supervisão do “órgão de polícia” executar revistas intrusivas?
- Não podemos ter a formação necessário sobre o que é um estabelecimento prisional de forma a compreendermos aquela realidade e o nosso campo de apoio?
- Não é a segurança privada complementar à segurança pública, sem nunca esquecer que é impossível uma substituir a outra (realidades distintas)?
- Não estão atualmente as empresas de segurança privada já certificadas em território português para operar nesta realidade?
- Não obedecem as empresas tituladas de alvarás (pelo menos assim parece) já a uma regulamentação objetiva e rigorosa?
Será o “não haver” a educação suficiente à execução deste tipo de serviço e até a ausência de profissionais com melhores capacidades?
Infelizmente no recrutamento existem imensos entraves , sejam operacionais e até humanos. Tem “catão” , siga…escalas a 14 e 18 e 20 horas a “dormir”(Corpo da guarda prisional).
Ainda à uns dias li um colega a reclamar sobre o facto de efetivamente as pessoas quererem horários fixos e quererem impor regras na “casa dos outros”.
Alguém vai para uma fábrica ( treta do ganhar mais e fazer menos) revindicar o ” melhor horário” !?
Se olharmos a todas as profissões por aí espalhadas , qual a melhor e a mais remunerada profissão a ganhar muito , a fazer pouco e a ter responsabilidades “zero” ?
Não esquecer em muitos casos pessoas com um baixo índice de competências , nem se preocuparam em evoluir como profissionais , muitos porque já não o conseguem ou têm idade , outros simplesmente…já não interessa pois ganho o mesmo (a treta do costume).
Se houvesse aqui a abertura em colaborar no “ambiente prisional” , não acham que tínhamos de ter pessoas com mais competências ?
Que fazíamos agora a esta malta a querer o horário “nobre” !?!
Deixo aí ao pensamento de todos (Corpo da guarda prisional)
Abraço
(Corpo da guarda prisional)