Porque se sindicalizam os trabalhadores?
O “operacional” decide pela sua sindicalização de forma a conseguir ter melhores condições no desempenho das suas funções, ideia errada será a de julgar que o “criticar”, resolve os problemas de todo um setor…têm de se mentalizar da vossa importância para a “massa” humana que é pertencer a um grupo organizado e com objetivos comuns (Porque se sindicalizam os trabalhadores?)
Aderir a um movimento sindical obriga ao pagamento de uma cota sindical, o que contempla um conjunto de benefícios que à luz do custo/benefício, em função do montante que pagam, uma discrepância enorme em prol de 1% do vencimento que contabiliza atualmente perto de 8,60€.
Vejamos:
- Muitas das pessoas que compõem um sindicato, recém-formado, não recebem nada. Apenas tiveram o “sonho” de lutar e ajudar colegas com mais dificuldades em conseguir junto da sua empresa, levar os seus direitos avante;
- Goza-se de “expertise” e “conhecimento” em prol da reivindicação de melhores e mais condições;
- Goza-se de representatividade legal junto das devidas instâncias quando necessário;
- Lutam e dão a cara, prejudicando-se a eles mesmos, em prol da reivindicação de melhores condições para os associados que representam.
- Certamente muitos não estariam nesta posição de dar tudo para “receber nada”!
Vamos lá sindicalizar e “acreditar” que o sindicato é tão forte quanto a força que os seus associados lhe derem (Porque se sindicalizam os trabalhadores?).
Não acreditando no objetivo que representa um sindicato, muitos deturpam apenas porque ouvem “barulho”, prejudica a classe e a própria luta de toda e qualquer organização com objetivos comuns e lutas que visam a melhoria e reconhecimento de uma classe “operária”.
Imaginemos que na base quase diária, atrocidades e decisões empresariais são tomadas que levam ao degredo das condições laborais, quem as vai reivindicar da melhor forma?
O operacional que tenta e leva anos e meses para que se resolva pequenos “acertos” nos vencimentos e condições no local de trabalho, ou o seu sindicato que tem esse “encargo” deontológico, responsável e ético?
Não quero com isto dizer que alguns não consigam resolver, sabem como funciona os métodos de reivindicação. Sabem estes que nas redes socias não resolvem nada, o criticar o papel de terceiros, muito menos!
Mas e os outros?
Todos aqueles que infelizmente veem os seus direitos serem atropelados numa base diária, recorrem a quem (temos também deveres para com a nossa entidade patronal)?
Será que o SINDCIATO não tem um pouco mais de presença (dependendo do nº de associados) para resolver essas quezílias laborais com a sua entidade patronal?
O associado goza, se assim quisermos fazer o enquadramento, do acima já referido e claramente da “blindagem” que lhe traz a esta “união”(Porque se sindicalizam os trabalhadores?)
Temos o dever de garantir em última análise a proteção legal ao nosso associado(a) que poderá ter de resolver os seus problemas nas barras dos tribunais.
Se quisermos dar uma de “inteligentes” e até focar isto em termos “futebolísticos”, a adesão sindical é considerado um bem do clube (“club good”), pois pertencer a um grupo, é mais vantajoso que tentar sozinho mudar as condições e mentalidades da minha estrutura patronal, a força faz a união, nada menos, nada mais e o “clube”, é tão poderoso quanto a quantidade e qualidades dos seus elementos!
Também temos aqueles colegas de posto que estão sempre à espera de “ir a na onda” dos outros, ou seja, sindicalizem-se vocês que não acredito nos chu@@ do sindicato!
Aquele pensamento medíocre de alguém que não tem capacidade para avançar para a luta e deixa os outros “levarem-no (a)” ao colo, o que apelidamos em alguns círculos do “free-riding”.
Preferem criticar para disfarçar a sua “ausência de capacidades” em assumir a luta do setor de fantásticos homens e mulheres, que merecem todo o respeito de uma sociedade que não olha à sua importância enquanto “máquina de produção” (Porque se sindicalizam os trabalhadores?)
Mais fácil criticar do que fazermos nós mesmos…vamos lá malta dar “PODER” a quem é do “povo” e para o “povo”, só assim se consegue mudar paradigmas e mentalidades.
Ficamos à espera de todos vocês, mesmo aqueles que nunca foram sindicalizados, mas criticam à mesma…1% do nosso vencimento é efetivamente um valor ASTRONÓMICO a pagar para termos toda esta “blindagem”!!
Bom serviço.
Porque se sindicalizam os trabalhadores?
Porque se sindicalizam os trabalhadores?
Porque se sindicalizam os trabalhadores?
Porque se sindicalizam os trabalhadores?