Seguranças TVDE
Para a malta ler e prestar com atenção, mas mais uma vez, os meus artigos de opinião são exatamente isso, uma opinião com a “força” que cada um lhes poderá dar da sua interpretação e análise.
Também aqui reitero que para mim, CONCORRÊNCIA é tudo que seja a nível nacional e não local!!
Sou apologista que todos temos e devemos ter acesso a formação profissional, afinal é um direito consagrado na constituição…!!
Infelizmente, muita boa gente vê é a formação profissional na segurança privada como um custo e não como uma mais valia…muitos nem minimamente sabem as suas competências enquanto profissionais de segurança privada mas…!
Faz-se um “cursito” por 500 paus e pimba, somos “SIGURANÇAS” (salienta-se que o curso de segurança privada em 2024 tem o mesmo preço que tinha em 2010…voltados 14 anos!!)
Afinal é mais fácil vir para aqui do que estar numa fábrica com o chefe sempre em cima e “ganha-se” qualquer “coisita” melhor!!
Esquecemo-nos é que temos muitas pessoas licenciadas a ganhar menos e com mais responsabilidades que muitos operacionais (a responsabilidade existe sempre em todas as profissões)!
Dizem que “Eu reprovo” o pessoal nos cursos de segurança privada (pelo menos a concorrência alega isso, dizem as más línguas), vamos a explicações:
1 – Eu NÃO reprovo ninguém, porque não tenho essa autonomia e toda “a gente” tem direito a frequentar um curso profissional;
2 – Sei que sou exigente, mas também penso nas pessoas que estão no terreno, logo a minha avaliação em contexto de formação é objetiva e simples;
3 – As pessoas antes de frequentarem um curso “comigo”, são informadas por escrito (para não haver dúvidas, muitas vezes alguns não gostam porque tem de escrever…então imaginem num curso exigente como são “os nossos”, seja qual for a especialidade), logo são livres de ir à “concorrência” se não gostarem das REGRAS;
4 – Sou anti PowerPoint , sou mais de meter a mão na massa e obrigar o formado a desenvolver capacidades que visam o seu contato com o público….se não domina minimamente a língua portuguesa…como vai ter contato com o público?
5 – Se vir que um formando não domina a língua, tento ajudar, mas por mais boa vontade que tenha (a entidade formadora) não faço milagres! Logo este formando é alertado para o facto de ter de cumprir minimamente os requisitos a passar o curso (10 valores com exames e muitos trabalhos pelo meio);
6 – Em regra, cada 5 formandos desistem um, exatamente pelo acima referido…não é porque “são reprovados”!!! É SIM PORQUE NÃO CONSEGUEM CUMPRIR OS REQUESITOS MÍNIMOS NUMA AVALIAÇÃO DE NIVEL MÉDIO!!
Porquê “SEGURANÇAS TVDE”!
Claramente porque vemos por aí pessoal munido do “catãozinho” sem a mínima noção do que é a atividade ou o setor da segurança privada?
Será impressão minha ou os operacionais no terreno são da mesma opinião?
Pergunto eu, as entidades formadoras são assim tão fraquinhas que só lhes interessa a pasta?
Onde está o “bom nome”?
O formando ao sair de uma entidade formadora, irá certamente referir onde “fez o seu “catãozinho!!
Será que nenhum supervisor o interroga ou colega de serviço após ver a me*** que ele (a) faz ou então verificar que o “gajo(a)” nem português “speaks”!!
Realmente, os seguranças TVDE com a formação feita à semelhança dos muitos motoristas TVDE, deixam MUITO a desejar!!
Ali existem queixas sobre:
- Condução perigosa;
- Falta de postura no tratamento ao cliente;
- Ausência das suas responsabilidades enquanto motoristas;
- Ausência das regras de condução num contexto que lhes é obrigatório , etc…!
E aqui na segurança privada , não está igual ou para lá caminha?
Será que em sala também usam o WhatsApp para obter respostas a um exame escrito onde é possível “fazer muita coisa”?
Vejo por aí nas redes socias muitos formandos a enaltecer a entidade formadora que escolheram para seu percurso profissional , espetáculo , fixe , super profissionais e “blá, blá , blá!! Quando referem na publicação que fizeram o “tal examezito” no papel…a entidade formadora está apresentada…pelo menos para mim!
Tendo em conta o CNESP (centro nacional de exames de segurança privada), rezo todos os dias para que seja uma realidade , o “examezinho” no papel é só para encaixar “papel”, “guita”, “argent”!!
Não interessa preparar as pessoas à realidade que se adivinha ( muitas entidades são contra os exames no CNESP e muitas empresas então…sem comentários), interessa “facilitar a coisa!!
Os “debitadores” em sala são piores que os “supervisores” !! Cumpre-se minimamente cronograma mas conteúdo…está quieto!!!
As entidades formadoras (então a generalidade das empresas de segurança privada é uma coisa que só visto) da formação financiada, deixam muito a desejar…interessa o “subsidio” que se ganha por cada formando…comparando à segurança privada…FICA AO CRITÉRIO DE CADA UM A INTERPRETAÇÃO!
Volto a referir, quando abordo a questão das empresas de segurança privada, apenas os operacionais do setor, não as “meninas” que nunca fizeram turnos de 12 e 16 horas ou até de 24, vão compreender ao que me refiro…interessa “safar” a coisa que a operativa não pode parar…sacode!!
Grande abraço a todas as velhas guardas!!
Seguranças TVDE
Seguranças TVDE