Segurança a bordo naviosSegurança a bordo navios

Segurança a bordo navios

Para quem não sabe, existe já uma regulamentação que permite o recurso à segurança privada armada a bordo de navios que arvorem a bandeira portuguesa e que atravesse áreas de alto risco de pirataria (Segurança a bordo navios).

Qual a razão pela qual este “projeto” ainda não saiu do papel?

A problemática em função das armas e munições adaptadas ao tipo de proteção que o navio possa vir a precisar:

  1. Classe A: Armas de fogo longas semiautomáticas com a configuração das armas automáticas para uso militar ou das forças de segurança;
  2. Classe B – Armas de fogo curtas de repetição ou semiautomáticas;
  3. Classe B1- Pistolas semiautomáticas com os calibres denominados 6,35 mm Browning (.25 ACP ou.25 Auto, revólveres com os calibres denominados.32 S&W,.32 S&W Long e.32 H&R Magnum;
  4. Classe C – Armas de fogo longas semiautomáticas, de repetição ou de tiro a tiro, de cano de alma estriada, Armas de fogo longas semiautomáticas, de repetição ou de tiro a tiro com dois ou mais canos, se um deles for de alma estriada, Armas de fogo longas semiautomáticas ou de repetição, de cano de alma lisa, em que este não exceda 60 cm.
  5. Classe E – Aerossóis de defesa com gás cujo princípio ativo seja a capsaicina ou oleoresina de capsicum (gás pimenta), com uma concentração não superior a 5 % e que não possam ser confundíveis com armas de outra classe ou com outros objetos, as armas elétricas até 200 000 V, com mecanismo de segurança (atenção ás novas alterações ao regime jurídico de armas e munições) (revogado).

A falta de vontade é até educação na própria atividade em assumir um papel mais preponderante tendo por base o acima descrito ?

Parece um salto enorme para este mundo atual que é a segurança privada, não acham?

A problemática (Segurança a bordo navios) e o investimento que acarreta o exercício deste tipo de funções por parte das empresas titulares de alvará:

  1. Caução a favor do Estado, prestada mediante depósito em instituição bancária ou garantia bancária à primeira solicitação, de montante não superior a € 40 000, a fixar por despacho do membro do Governo responsável pela área da administração interna;
  2. Diretor de segurança com cartão profissional;
  3. Dez trabalhadores com cartão profissional vinculados por contrato de trabalho e inscritos num regime de proteção social;
  4. Seguro de responsabilidade civil de capital mínimo de € 5 000 000;
  5. Seguro contra roubo e furto de capital mínimo de € 500 000;
  6. Pagamento da taxa de emissão de alvará.

A ausência no mercado e a dificuldade em angariar este nicho de clientes para que se possa rentabilizar o investimento ( Segurança a bordo navios) ?

Acho que será de tudo um pouco mas vamos aguardar a evolução… Opiniões do pessoal?

(Segurança a bordo navios)

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By Cunha

Tinha 29 anos em 2000 , em que ano nasci eu ?

2 thoughts on “Segurança a bordo navios”
  1. Sim José, concordo plenamente. Os motivos são um pouco de todos esses mas na minha modesta opinião é ainda mais pelos entraves financeiros e burocráticos q são exigidos e claro tb o facto de ser mto difícil entrar nesse mercado como uma empresa a prestar esse serviço armado a bordo de navios q atravessam as HRA’s High Risk Areas…já nem falando q a logística para operar e o investimento são brutais…tudo isto e o falaste, desmoraliza qq investidor…

    1. Sim… Infelizmente tudo entraves e até a definição de quem manda onde por parte dos diferentes organismos não é fácil de gerir. Obrigado pelo comentário. 🇵🇹

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